Portfolio
Se você quer apenas ver quais as empresas eu tenho em destaque, basta clicar aqui.
Se você quer conhecer um pouco da minha história profissional, sinta-se a vontade, pegue uma xícara de café e boa leitura :D
Então…
Este é o lugar aonde um profissional tenta validar suas experiências e desafios vividos no mundo profissional e corporativo. É onde empregadores, futuros clientes e outros colegas de profissão buscam conhecer um pouco da história do profissional que pretendem contratar.
O Detalhe de um portfolio – no meu caso – é que nem tudo o que você faz é relevante para um novo empregador, ou para ser exibido aos 4 ventos. Dependendo da area em que você trabalha, nem todo projeto pode ser exibido, por simples questões contratuais.
No meu caso, quando se trabalha em produtos experimentais, softwares que serão utilizados internamente em determinadas empresas, protótipos, ou ainda, corrigindo código de outras empresas ou profissionais, fica realmente difícil exibir o trabalho. Afinal, não tem como você mostrar um pedaço de código de segurança dentro de uma aplicação de treinamento para funcionários da Honda, como é o caso de um serviço que desenvolvi como terceiro. Ou corrigindo bugs e estrutura de código de aplicações de outras empresas.
Você pode falar da experiência, mas muitas vezes, sem ter o visual para apresentar muitos empregadores ou clientes tem dificuldade de dar crédito ao trabalho desenvolvido e apresentando apenas de forma explicatória.
O que meu empregador precisa saber antes de me contratar, é que eu tenho um conjunto de habilidades muito especificas que me destacam e que me tira fora do balaio de profissional “padrão”. A minha facilidade de aprendizado se da ao fato de eu ser Auto-didata e muito curioso. Quando eu trabalho em algo que me interessa, ou que é novo, eu simplesmente produzo mais, com mais qualidade e com mais entusiasmo. Junte isso com um ambiente de trabalho justo, um pagamento gordo e o equipamento certo junto com a liberdade de trabalho e você terá um profissional “feliz como um criança em um parquinho“.
É assim que as coisas funcionam pra mim. A mistura do novo com o desafio são estimulantes naturais.
Foi assim que eu aprendi Inglês praticamente por conta própria. Não por que nos dias de hoje é fundamental. Mas sim por que a documentação das linguagens e bibliotecas de programação estão escrita em inglês e muito do conteúdo “tira dúvidas” está na internet “gringa”.
Aprender Inglês foi fundamental para a minha profissão. Consegui isso sem precisar fazer cursos. O felling de você poder falar, que aprendeu outro idioma por conta própria, é muito bom. Obviamente, eu não domino a língua inglesa, pois vivo no Brasil e não tenho contato diário com pessoas nativas da língua inglesa. Mas eu consigo manter tranquilamente uma conversa em inglês com qualquer pessoa.
Porém eu não sou hipócrita. Eu irei com certeza dar uma engasgada na hora de falar algo mais elaborado inicialmente, depois de um longo período sem praticar a fala (e isso acontece). Mas a leitura e a audição, são acima dos 90%. E com o tempo, a gente pega no tranco e vai embora.
O novo pra mim – normalmente – me entusiasma e tem o efeito contrário do que na maioria das pessoas. Eu gosto do novo, não necessariamente por ele ser difícil, assustador e desconfortável. No inicio, você olha para o novo com “receio”. Você acha que ele é um bichinho feio e desengonçado, que simplesmente não quer “amizade” com você. Até que você começar a analisa-lo por outros pontos de vista, por outros ângulos. Percebe que, vai ser difícil, mas que é assim mesmo. O “difícil”, são barreiras que precisam ser contornadas, até que passar por elas, se torne uma coisa fácil e rotineira.
Com o tempo, você não vê mais o seu bichinho, como um problema. Você compreende seu comportamento e consegue lidar com ele, até o ponto de o dominar e se sentir confortável com ele. Até que finalmente, você percebe que resolveu o problema. Você “desmistificou” o novo e aprendeu muito com ele.
Provavelmente aprendeu muito mais formas de como não fazer alguma coisa, do que formas corretas de se fazer. E isso não tem preço. Isso é o aprendizado simples e puro. E é isso que me motiva.
Já dizia Thomas Edison:

Timeline Profissional
Flash, Action Script 2 e Action Script 3
Em 2005 eu comecei a me interessar por desenvolvimento de games, sites e softwares feitos em Flash e desde lá, nunca parei. Me destaquei. Por ser auto-didata e pela bela documentação que a Macromedia e posteriormente a Adobe tinham da ferramenta, eu desenvolvi todos os tipos de aplicações e sites que você possa imaginar. De simples apresentações ao estilo Power Point, sites e até games com física 2D, 3D e Realidade Aumentada.
Muitos dos sites que desenvolvi em Flash não podem mais serem considerados como um item do meu portfolio nos dias atuais, pois muito provavelmente – e assim espero – os clientes já atualizaram os seus sites para tecnologias mais modernas.
Mas no incio, entre 2005 e 2012, sinônimo de um site de qualidade na internet, era sinônimo de um site construído em Flash. Eu era um mestre na utilização dele. Eu consegui entender a fundo suas entranhas e funcionamento. Conseguia otimizar códigos, estruturas e criar novos componentes e interfaces.
Ser Programador Action Script me abriu muitas portas, as mais relevantes são estas:
A1Tec – Vila Velha – Desenvolvimento de Games Educacionais
A A1Tec erá uma empresa encubada dentro de uma Escola em Vila Velha, no Espirito Santo. Fui contratado para projetar e programar games educacionais em 2D. Foi o inicio de minha carreira como desenvolvedor de games.
TV Globo – Rio de Janeiro – Desenvolvimento de nova estrutura de software para o Telão da Central da Copa
Na TV Globo fui contratado para desenvolver uma nova estrutura de software interativo para utilização no telão interativo da central da copa. Foi um trabalho fantástico desenvolvido em Action Script 3 e compilado com Adobe Air. Foi utilizado na época a tecnologia TUIO.
Isso foi em 2011, mas continua sendo um dos meus principais trabalhos já desenvolvidos. A experiência de trabalhar na TV Globo, abriu e continua abrindo muitas portas ainda nos dias de hoje.
Modulo Editora parte 1 – Curitiba – Produção e Desenvolvimento de Games Educacionais em 3D
Em Curitiba nós começamos a desenvolver uma plataforma completa de Games Educacionais para dispositivos mobile. Inicialmente a idéia era desenvolver em 3D utilizando algumas bibliotecas 3D para Flash. Mas por questões de performance acabamos migrando para Unity 3D.
Aqui na verdade termina a supremacia do Flash como plataforma principal de desenvolvimento na minha carreira. Era 2012, e Steve Jobs já havia conseguido matar e enterrar a Tecnologia Flash. Obviamente a Adobe colaborou bastante para matar o Flash, sendo que a ferramenta não tinha um editor de códigos decente, e sinceramente, eles podiam ter evoluído o flash a um patamar maior ou igual do que o Java é hoje – Hey, é a minha opinião. Se você é Javeiro, problema é seu se você não concorda comigo. Eu dominava o Flash pra poder afirmar isso. Você domina o Java pra poder discordar? ;)
Unity 3D e C#
Modulo Editora parte 2 – Curitiba – Produção e Desenvolvimento de Games Educacionais em 3D
Continuando então por especialidades.
Na Modulo Editora, nós acabamos migrando totalmente o desenvolvimento para Unity 3D.
Eu já conhecia C#, mas nunca havia colocado a “mão na massa”. Foi bacana trabalhar com Unity. Ele facilita muitas coisas no processo de desenvolvimento de Games, mas em minha opinião pessoal, dificulta muito em coisas tão simples e banais, que algumas vezes dava vontade pegar o telefone e ligar para empresa criadora do software, e pedir o que eles estavam pensando quando projetaram aquela parte do código.
Obviamente, isso acontecia por causa do processo de aprendizagem. Em 3 meses me adaptei à ferramenta e hoje me sinto confortável utilizando-a.
Trabalho Remoto – Horizontina – Desenvolvimento de Game 2D
Esse projeto na verdade tem um acordo de confidencialidade e não posso falar dele. Apenas dizer que é jogo muito bacana de um cliente do Rio de Janeiro que levou 8 meses para ser desenvolvido. Foi feito em Unity 2D com C# e foi um grande desafio.
O dia eu que eu for liberado pelo cliente a dar mais detalhes, eu conto aqui do que se trata.
PHP
Eu comecei a trabalhar com PHP um ano após começar a desenvolver em Flash. No inicio não era grande coisa, apenas alguns formulários de envio de e-mail que eram integrados com o Flash. Foi assim, desta forma simples, que eu comecei com PHP. Hoje me considero um programador avançado em PHP.
A maioria dos sites em meu portfolio são feitos em PHP.
Estes são os sites relevantes e públicos que desenvolvi de 2015 pra cá, e que foram feitos em PHP. Alguns são feitos em WordPress e Joomla, outros são sistema puros em PHP.
Há muitos outros sistemas, porem eles rodam em intranets e extranet de alguns clientes, e por acordo de confidencialidade com estes clientes, eu não posso exibir ou falar sobre eles.
Setrem – Professor de PHP – Três de Maio
Em 2013 em trabalhei como professor de programação PHP para uma turma de Curso técnico de Informática na Setrem.
Foi um trabalho muito bacana. Ensinei todas as bases da linguagem, e o mais importante, como aprender a partir de sua documentação.
O meu foco como professor era tentar ensinar o aluno, a como aprender por contá própria e a como resolver os problemas de programação que surgem no desenvolvimento de sistemas.
Mobile
O desenvolvimento Mobile nos dias de hoje é “complexo“. Complexo por que você alem de poder utilizar as linguagens nativas de cada plataforma (Java para Android, C# e .NET pra Windows e Objective-C ou Swift para iOS), você também pode usar todas as outras linguagens e ferramentas “Hibridas” para o desenvolvimento disponíveis no mercado.
Já fiz aplicativos nativos em Java para Android e Aplicativos Híbridos usando Flash e Unity 3D.
Eu sempre sou a favor de usar plataforma nativa para desenvolvimento. Mas isso normalmente significa mais dedicação e custos para o cliente. Então, qual plataforma usar, depende do orçamento do cliente e da qualidade final que ele quer no seu produto.
Se o cliente não se importa em ter um app rodando sobre um runtime (Unity, Mono, Adobe Air, ou ainda HTML5) e tendo em média 30% menos performance, então, se constrói um app Hibrido.
Se performance é uma questão importante para o App, se desenvolve de forma nativa.
Dias Atuais
Hoje eu trabalho prestando serviços de Consultoria em Tecnologias, Programação e Desenvolvimento de sistemas Web e Mobile e no Desenvolvimento de Games sob-demanda ou prototipação de games.
Em outras palavras, eu faço softwares que ajudam as pessoas a ganhar, ou melhorar a forma de ganhar dinheiro.
As tecnologias que eu trabalho são:
- PHP
- Família Web (Javascript, CSS, HTML5, json, xml, etc)
- C#
- Action Script 2 e 3
- C
- C++
- MySQL
- Servidores Linux
- Joomla
- WordPress
- … e continuamos aprendendo o que for necessário aprender
… E é isso

Como programador, eu nunca paro de aprender. Todo dia a gente aprende alguma coisa nova. E isso é bom, isso me motiva. E como eu descrevi acima, eu gosto de desafios, de aprender coisas novas.
Eu posso dizer hoje que eu sou um programador experiente. Eu sei que eu não sei tudo. Mas a realidade é que se alguém te dizer que sabe tudo, está mentindo. E o fato de você saber que não sabe tudo, é um exercício de humildade e de honestidade intelectual.
É fácil um programador sentir que sabe tudo e acabar por virar uma pessoa arrogante.
O que eu sabia muito, a muito tempo atrás, era Flash. Posso dizer tranquilamente que eu dominava 90% da ferramenta. Pode não parecer muito, mas é coisa pra caramba. Hoje os tempos são outros. Aquele conhecimento da plataforma Flash, hoje não é mais valorizado no mercado.
O que meu cliente, ou você leitor precisa saber, é que a unica constante em tecnologia é a mudança. É paradoxal.
Todo dia tem alguma coisa nova, alguma tecnologia nova surgindo. Alguma “ferramenta mágica” que algum programador ou empresa cria para facilitar (porem nem sempre) as nossas vidas.
Sabendo disso, e trabalhando com tecnologia e programação desde 2005, o meu compromisso comigo mesmo e com meus clientes é o de tentar manter-se sempre atualizado nas areas em que trabalho. Afinal, sozinho não se consegue abraçar o mundo.
Mas conhecimento é poder.
E eu sei algumas coisas.
E isso ninguém me tirar.
Então, é isso.
Obrigado pelo interesse e por ler até aqui :D.
Quer entrar em contato comigo? Clique aqui
Empresas já atendidas
Algumas empresas que já foram atendidas por mim e minha equipe, em todos os tipos de projetos.

Desenvolvimento do game To Na Lama via OC Promo para o vestibular.

Desenvolvimento de código de segurança para Advergame de treinamento de concessionários.

Contratado para desenvolver a programação de um software novo para rodar sobre o telão da central da copa.

Desenvolvimento de site multi-idiomas em Joomla.


